Edifício de habitação - Santo Tirso - Aves


O programa para este projeto era relativamente exigente, tendo em conta o terreno, quer em área quer na sua forma, disponível para a sua implantação.

Trata-se de um terreno onde atualmente existem construídos um edifício destinado a habitação e um outro anexo destinado a garagem e arrumos. Ambos marginam a nascente com um arruamento perfeitamente definido e consolidado, onde predominam construções de moradias habitacionais isoladas com dois ou três pisos. A norte e sul existem duas construções, sendo que a primeira, com três pisos, encontra-se implantada apenas a 50cms do limite do lote, criando uma empena com cerca de 9 metros. A poente não há construções dignas de registo e predominam os terrenos baldios.

A ideia primordial do projeto consistia na demolição no anexo, com apenas um piso, para aí construir uma segunda habitação de dois pisos. 
No piso 0 a nova construção respeitaria aproximadamente a implantação existente do anexo, enquanto que o piso 1 bastante mais regular que o piso 0 quanto à sua forma, respeitaria o alinhamento predominante no arruamento a nascente, e a norte confrontaria com a empena existente do edifício vizinho e ainda assim mais alta do que a que agora se propõem. A poente, o recuo face ao limite do terreno, permitiria que não se altere a altura da fachada existente que confronta com o vizinho. A sul, este piso avança ligeiramente sobre o piso 0, criando uma proteção ao envidraçado da sala do piso 0.

Esta intervenção permitiria, entre outras vantagens, que um edifício com caráter de anexo com frente de rua, fosse substituído por uma construção atual e ajudasse a consolidar e regularizar a frente de rua construída.

Tais pretensões não foram possíveis devido aos regulamentos municipais em vigor, que entre outras condicionantes, obrigava a que a nova construção fosse implantada a pelo menos 5 metros da empena que margina com o lote a norte, assim como a poente.

Tratando-se de um diálogo que rapidamente se tornou “surdo”, abandonou-se o projeto e estuda-se novas propostas.

Em termos funcionais a habitação organiza-se em dois pisos, sendo no piso 0 que se faz o acesso principal à habitação e onde se situam a garagem, cozinha, sala comum, pequeno escritório, instalação sanitária de serviço, lavandaria e acesso ao piso superior.
No piso 1 temos três quartos, um deles com instalação sanitária privada, uma outra de apoio aos outros dois quartos e ainda uma área para escritório.



FUNÇÃO | ARQUITETURA/COORDENAÇÃO
LOCALIZAÇÃO | RUA DAS FLORES, SANTO TIRSO - AVES
PROJETO | 2018
CONSTRUÇÃO | -
CLIENTE | PRIVADO
ÁREA DO TERRENO | 530 M2
ÁREA DE CONSTRUÇÃO | 240 M2

Piso 0

Piso 1

Cobertura

Corte longitudinal

Corte transversal

Alçado Sul

Alçado Nascente

Using Format