Edifício de habitação - Santo Tirso - Aves


Num terreno de com aproximadamente com cerca de 3000m2, inserido numa zona de baixa densidade, onde predominam as construções de edifícios de habitações unifamiliares, mas que apresenta uma fraca relação com o arruamento público, o programa apresentado consistia numa habitação que se relacionasse com a envolvente, mas que ao mesmo tempo garantisse privacidade sobre os terrenos vizinhos. A opção foi a de implantar o edifício ligeiramente recuado da zona central do terreno, potenciando as áreas verdes e piscina, que se relacionam com as áreas sociais, e tirando o máximo proveito da exposição solar que o terreno proporciona. A área posterior do terreno, diretamente associada à lavandaria, funciona como logradouro de serviço. O programa apresentava duas premissas a respeitar: a casa deveria desenvolver-se num único piso e a cozinha e a sala assumiriam um papel central na organização dos espaços.


Em termos funcionais a habitação organiza-se, como referido, apenas num piso. A entrada define um eixo que separa as áreas privadas das sociais. Na área privada temos três quartos, todos com instalação sanitária privada, um escritório e ainda o acesso à garagem com capacidade para três carros. Na zona social temos a cozinha e a sala comum. Por último, temos ainda acesso ao quarto principal, constituído por uma área de closet e uma instalação sanitária.


No exterior, uma área coberta associada à sala e à cozinha, assim como uma pequena piscina, ajudam a organizar o espaço permitindo um uso descontraído e versátil.



FUNÇÃO | ARQUITETURA/COORDENAÇÃO
LOCALIZAÇÃO | TRAVESSA DO RIBEIRO DE RINGE, SANTO TIRSO - AVES
PROJETO | 2025
CONSTRUÇÃO | -
CLIENTE | PRIVADO
ÁREA DO TERRENO | 3000 M2
ÁREA DE CONSTRUÇÃO | 480 M2

Localização

Piso 0

Cobertura

Using Format