Edifício de habitação - Amorim - Póvoa de Varzim


Num terreno de família inserido numa zona predominantemente rural e de áreas de cultivo, um jovem casal, que apesar de cosmopolita, não quer perder a ligação ao lugar e decidem fixar-se na área com a construção de um edifício para habitação própria e permanente. O terreno, bastante mais comprido do que largo, encontrava-se totalmente ocupado com uma estufa para produção agrícola e na sua parte mais estreita confronta com um caminho público.


A primeira condição do projecto era a de minimizar ao máximo a área de desmonte da estufa existente - na área do terreno mais afastada da via pública a estufa continuaria a existir - assim o impunha o programa e a regulamentação municipal.

A segunda condição era completamente formal e consistia na ideia de uma habitação em dois pisos, composta por dois volumes regulares - a cada volume corresponde um piso - e que se sobrepunham mas ao mesmo tempo se desfasavam, criando um desalinhamento entre as paredes exteriores do dois pisos. Tendo em conta as características do terreno, a implantação da habitação teria que ser sensivelmente paralela aos limites do terreno respeitando os afastamentos mínimos regulamentares, sendo ainda que o referido desalinhamento se encontrava fortemente restringido por esta condição.

Ditaram os regulamentos municipais, tendo em conta o programa e as áreas de cada piso, que o desfasamento possível seria apenas de 60cms, que funcionalmente serviu para criar uma percurso coberto desde o caminho público até à entrada da habitação.


Em termos funcionais a habitação organiza-se em dois pisos, sendo que no piso 0 estão situados os espaços destinados à garagem, uma sala de explicações com uma pequena instalação sanitária, o hall de entrada, um escritório, instalação sanitária de serviço, sala de estar e de jantar, cozinha, arrumos e as escadas de acesso ao piso 1.

No piso 1, temos a zona mais privada da habitação que consiste num espaço de leitura, três quartos, tendo um deles instalação sanitária privada e uma outra instalação sanitária de apoio aos outros dois quartos. Todos os espaços de dormir têm uma pequena zona exterior e todos os compartimentos têm ventilação e iluminação natural.



FUNÇÃO | ARQUITETURA/COORDENAÇÃO
LOCALIZAÇÃO | RUA PROF. JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS, AMORIM - PÓVOA DE VARZIM
PROJETO | 2012
CONSTRUÇÃO | 2013
CLIENTE | PRIVADO
ÁREA DO TERRENO | 1690 M2
ÁREA DE CONSTRUÇÃO | 290 M2

Piso 0

Piso 1

Cobertura

Using Format