Edifício de habitação - Santo Tirso - Aves


O terreno onde se pretende construir um edifício para habitação, margina, na sua parte mais larga, com um arruamento pouco definido, não pavimentado e estreito. Tem uma forma pouco regular sendo a parte mais larga junto ao arruamento e desde aí vem perdendo largura de forma significativa em toda a sua extensão. Apresenta ainda uma topografia difícil, com diferenças de cotas entre o arruamento e o tardoz na ordem dos 12 metros, organizada por socalcos. Existia ainda uma pequena construção praticamente em ruína e sem qualquer valor arquitetónico ou patrimonial.


A primeira condição do projeto era ceder uma faixa do terreno para alargar a via pública. A segunda era implantar o edifício o mais próximo possível da estrada, onde havia mais largura e frente de terreno. Para alguma coisa a construção existente serviu, que foi o de possibilitar que, pelo menos parte do edifício pudesse ser implantado junto ao arruamento, já que os regulamentos municipais obrigam a um afastamento ao eixo da via que não era compatível com a intenção e o programa do projecto. Ainda por imposição regulamentar municipal, parte do edifício, neste caso os espaços destinados às áreas mais privadas da casa, recuou face ao bloco pré-existente.


Em termos funcionais a habitação organiza-se em dois pisos, sendo o piso 0 destinado a garagem, lavandaria e um pequeno quarto com instalação sanitária. No piso 1 temos uma instalação sanitária de serviço, cozinha e sala comum na área do edifício existente e os quartos no novo corpo edificado.



FUNÇÃO | ARQUITETURA/COORDENAÇÃO
LOCALIZAÇÃO | RUA PARQUE INDUSTRIAL DA BARCA, 243, SANTO TIRSO - AVES
PROJETO | 2019
CONSTRUÇÃO | -
CLIENTE | PRIVADO
ÁREA DO TERRENO | 400 M2
ÁREA DE CONSTRUÇÃO | 225 M2

Piso 0

Piso 1

Cobertura

Using Format